Uma autocaravana é uma viatura de turismo com características muito próprias, 

a começar pela sua construção. 

Os fabricantes de autocaravanas utilizam chassis de veículos comerciais para instalar a carroçaria designada por habitáculo. Essa instalação pressupõe sempre uma prévia aprovação do projecto elaborado pelo carroçador e aprovado pelo fabricante de chassis, para assim nunca se comprometerem as condições de segurança, sendo em seguida aprovado pelos “IMTT” dos respectivos países que emitirão os certificados de homologação. 

As autocaravanas são definidas normalmente por autovivendas, capucines, perfiladas e integrais. Na sua maioria são viaturas ligeiras, mas também podem ser veículos pesados   

Escolher uma caravana ideal poderá ser uma grande dor de cabeça, tal a variedade de construtores, disposições interiores e equipamento disponíveis no mercado.

O número de pessoas que viajam e também a quantidade de bagagem e equipamento instalado na caravana é muito importante. Certifique-se sempre da capacidade máxima de reboque inscrita no livrete do automóvel. Em caso de dúvida, dirija-se ao construtor do automóvel a fim de ser esclarecido.A Caravana é reboque destinado a circular atrelado a um veículo motorizado, concebido e apetrechado para servir de habitação (cozinha e alojamento); roulotte

No mercado actual existem variadíssimos tipos de caravanas, pelo que muito facilmente encontrará uma que lhe sirva em todos os aspectos que pretende e dá maior importância. Desde modelos mais simples com pouco mais de 3 metros (incluindo lança) até modelos de luxo com 7/8 metros, existe uma variedade de disposições de interiores, equipamentos e acabamentos para todo o tipo de clientes .

O Auto caravanismo tornou-se uma verdadeira tendência. A atual situação de pandemia contribuiu fortemente para este fenómeno. Contudo, ao contrário do que seria de esperar, não é apenas o aluguer de autocaravanas que tem adquirido muitos adeptos. Há cada vez mais pessoas a comprar, ou a querer comprar, autocaravanas para uma utilização prolongada. De facto, são várias as vantagens (e poucas as desvantagens) deste tipo de atividade.
Salientam-se, de seguida, as principais.

  • Possibilita o turismo improvisado e itinerante;
  • É indicado para viagens longas;
  • Viabiliza um maior conforto durante as deslocações;
  • Os animais de estimação podem ser transportados de forma confortável;
  • Acesso a vários espaços como cozinha, casa de banho e espaço de lazer, dentro da própria autocaravana.
  • Considerando que a autocaravana é um veículo caro, adquirir este tipo de veículo pode não ser viável;
  • Restrições ao estacionamento, e, nalguns casos, à circulação, de autocaravanas;
  • A segurança, nomeadamente para quem opta por pernoitar na autocaravana.

Custos Associados

Vamos agora analisar os custos associados à compra de uma autocaravana, começando pelo custo de aquisição, passando pelos custos de inspeção e seguro, e terminando no custo da manutenção.

Inspeção, seguro e manutenção?

Associados ao custo de aquisição temos o custo de inspeção, seguro e manutenção.

A inspeção de uma autocaravana tem exatamente o mesmo custo que o de um veículo ligeiro, ou seja, 31,50 euros.

O custo do seguro depende, tal como para qualquer outro veículo, das coberturas contratualizadas com a seguradora. Contudo, existem ofertas a partir de 135 euros por ano, nomeadamente para os sócios da Associação Autocaravanista de Portugal(CPA).A manutenção mecânica de uma autocaravana depende, igualmente,do tipo de veículo. Contudo, uma vez que a mecânica de uma autocaravana é praticamente a mesma que a de um automóvel comercial, os custos essenciais podem ser similares.No caso das autocaravanas,contudo, é necessário acrescentar os custos coma manutenção dos seus diferentes equipamentos, tais como a instalação elétrica e de gás, móveis, cerâmicas, equipamentos elétrico, entre outros. Toda a sua estrutura é adaptada a uma vida autónoma sobre rodas.

Qual a melhor opção: comprar ou alugar?

1. Qual a utilização a dar à autocaravana?

Se for uma utilização esporádica, nomeadamente numas férias, talvez seja mais vantajoso alugar uma autocaravana.

Por outro lado, se o objetivo for utilizar a autocaravana frequentemente, deve ponderar adquirir uma.

2. Qual o orçamento disponível?

A aquisição de uma autocaravana só vai ser possível se tiver possibilidades económicas para adquirir e pagar todos os custos inerentes a este veículo. Nomeadamente a sua manutenção.

Se não tiver orçamento para adquirir uma autocaravana, deverá obter alternativas de preços nesta modalidade para uma decisão mais ponderada. Na altura em que estiver a ponderar entre uma e outra solução, tente avaliar de maneira prévia quais os custos médios anuais para a manutenção da sua autocaravana.

Que tipo de Autocaravanas existe?

Autovivenda – É uma viatura em que a base é um furgão, por conseguinte com dimensões muito reduzidas por fora e por dentro.

Capucine – Viatura de dimensões generosas com capacidade que poderá ir até 6/7 pessoas, normalmente com duas camas de casal fixas e uma mesa transformável em cama, uma das camas é sempre por cima da cabine de condução, cabine esta que é da marca do chassis.

Perfiladas – Viatura muito idêntica à capucine mas sem cama por cima da cabine, por isso é uma autocaravana para 3/4 pessoas.

Integrais – Viatura de dimensões mais generosas em que o carroçador só utiliza o chassis e a mecânica do veículo original. Toda a carroçaria desde a cabine até à traseira é produzida pelo fabricante da AC. Devido às dimensões serem grandes o veículo torna-se mais pesado, por isso normalmente a lotação é de 3 lugares em circulação apesar de terem camas para 4 pessoas, excepto se forem homologadas na categoria de pesados.

Onde posso despejar a minha cassete?

Os despejos das cassetes ou despejos das águas negras devem ser efetuados na rede de esgoto sanitário. Nos vários equipamentos de apoio ao autocaravanista existe normalmente uma área para fazer este despejo, estando a mesma indicada com sinalética própria. 

Caso não tenha a hipótese de utilizar uma destas áreas, pode efectuar o seu despejo na sanita da casa de banho, esgoto domestico. 

Qualquer despejo das águas negras para a rede de águas pluviais , constitui crime ambiental.

Que tipos de equipamentos existem para apoio das Autocaravanas?

Existem vários tipos de equipamentos destinados as autocaravanas/ caravanas. Alguns são gratuitos outros pagos, dependendo da vontade de cada município ou dos seus proprietários quando os mesmos são privados.

ESA – Estação de Serviço de Autocaravanas: Aqui poderá realizar o despejo de águas sujas. Poderá ou não haver pontos de eletricidade.

ASA – Áreas de Serviço de Autocaravanas: Sendo possível realizar o despejo e encher o das águas limpas. O tempo máximo de permanência sem interrupção é de 72h.

Parques de Campismo – Os parques de campismo são locais destinados a permitir a instalação de tendas, reboques, caravanas, autocaravanas

Parques privados – A comunidade autocaravanista reune a simpatia de várias pessoas pelo país que por vezes disponibilizam os seus terrenos para a pernoita. Estes podem ser inseridos em terrenos agrícolas, quintas, casas particulares, e que possibilitam normalmente a paragem para descansar e pernoitar.

Quais as vantagens e as desvantagens das Tendas?

Será indubitavelmente a opção mais indicada para quem nunca experimentou o campismo, com custos extremamente baixos.

Vantagens:

  • É de longe a opção mais barata, quando consideramos todo o material necessário.
  • Pode ir acampar até de transportes públicos. De camioneta, de comboio, ou mesmo de avião, pode mesmo ir de férias deixando o carro em casa e não ter que se preocupar com essa deslocação e os respectivos encargos.
  • É também a opção que tem menos despesas com o custo diário nos parques de campismo.
  • Permite um contacto mais directo com a natureza: vive literalmente ao ar livre, dorme debaixo das estrelas!

Desvantagens:

  • Muito limitado na bagagem. Por muita arrumação e espaço que tenha o seu automóvel, terá que seleccionar bem a bagagem que leva
  • Em caso de grandes viagens pode ser cansativa e desconfortável, por muitas paragens que faça.
  • Fica “preso” a parques de campismo, o que gera um certo desconforto.
  • Será quase impossível levar consigo animais de estimação, devido ao pouco espaço que resta no automóvel. Tanto mais impossível será quanto maiores forem os animais.
  • Por fim, depois de uma estafante viagem terá ainda que se instalar: escolher o local, montar a tenda, preparar toda a área.

Quais as vantagens e as desvantagens das Tendas?

Popularmente conhecidas como “roulottes”, são a opção avançada para o amante do contacto com a natureza, sem abdicar do máximo conforto possível.

Vantagens:

  • Não tem problemas com a bagagem, uma vez que existe espaço para tudo, até mesmo para alguns “luxos” como pequenos electrodomésticos.
  • O conforto é, sem dúvida, mais vantajoso. Mais espaço, mais acessórios e de maior qualidade. É uma autêntica casa em miniatura.
  • Para quem gosta de ficar no mesmo parque durante um período prolongado e em locais longínquos.
  • Pode deixar a caravana no parque de campismo e partir à descoberta das imediações de carro, o meio mais directo e prático que existe para esse efeito.
  • O consumo de combustível é menor do que de uma auto-caravana.

Desvantagens:

  • É necessário ter uma carta de condução específica para conduzir este tipo de atrelado (B+E em Portugal)
  • A condução é também mais difícil devido ao reboque, especialmente em centros urbanos e meios rurais .
  • Nos custos diários em parques de campismo, é a opção mais cara.
  • É obrigatório encontrar um parque de campismo para pernoitar ou para deixar a caravana.
  • É proibido estar na caravana em andamento.
  • Com caravanas maiores e/ou mais pesadas, pode esforçar em demasia o carro que a reboca, sobretudo se for menos potente.

FIAMMA

Não, você não pode comprar diretamente de Fiamma. No entanto, você pode facilmente fazer um pedido ao seu revendedor Fiamma mais próximo.

Não, não temos um ponto de serviço público, mas sugerimos que você se inscreva a um revendedor Fiamma.

A garantia dos produtos Fiamma tem duração de 2 anos. É necessário ter a nota fiscal/recebimento relevante do seu produto.

O modelo do produto e seu número de série, além de uma cópia do comprovante de compra relevante se o produto estiver sob garantia.

A escolha do toldo depende de vários fatores: tipo de veículo (motorhome, caravana, van) e tipo de estrutura. Nosso catálogo fornece informações úteis para entender qual é o produto adequado para você. Para informações específicas, recomendamos sempre que entre em contacto

 A diferença fundamental entre esses dois modelos é que o F45 é adequado para instalação na parede do veículo enquanto o F65 no teto do veículo. A escolha deve ser feita de acordo com a forma do veículo; quando possível (quando a parede do motorhome é plana e sem janelas, etc.) é sempre melhor escolher um F45.

O toldo F45 (como o F65) é o topo de linha, de alta tecnologia, com abertura automática usando uma alça de manivela. O toldo F35 Pro tem uma caixa menor, é menos caro e mais leve e a operação de abertura/fechamento é manual, rolando o tecido para dentro e para fora à mão.

Apenas o F45 S, F45 L e F65 / F65 S podem ser equipados com um motor de 12V depois. Caravanstore e F35 Pro não podem ser motorizados. O Fiamma ZIP pode receber o kit motor mesmo que não seja sugerido.

Sim. As pernas de suporte estão incluídas em todos os nossos toldos a partir de 2,00m de comprimentos em diante. Eles são anexados permanentemente ao toldo e dobram-se dentro da caixa quando o toldo é fechado. Nossos toldos Eagle são auto-support e não incluem pernas de apoio.

A melhor maneira de limpá-lo é usar água com um pano ou uma escova macia.

Se estiver muito sujo, adicione um pouco de detergente desengordurante à água. Certifique-se de enxaguar cuidadosamente qualquer detergente restante no tecido.

O toldo é para protegê-lo do sol e da chuva moderada. Por isso, recomendamos que você feche o toldo em caso de vento forte, chuva forte ou neve. Para chuva moderada use a viga central e a perna inferior para permitir que a água escora. A poça de água pode esticar o tecido causando um fechamento defeituoso. Tenha cuidado porque os tecidos com esse tipo de problema não estão cobertos pela garantia.

TRUMA

Como funciona o aquecedor Truma Combi?

O aquecedor é iniciado e a temperatura desejada para aquecimento e água quente é definida no painel de controle lcd truma combi. O aquecedor está ligado ao fornecimento de gás, elétrico, diesel ou misto. O fornecimento do aquecedor é controlado através da válvula solenoide. O ar de combustão necessário entra no aparelho através do duto externo do ar/exaustão combinado e é alimentado ao queimador com a ajuda do ventilador de ar de combustão. 

Os gases de escape quentes são desviados no final da câmara de combustão no defletor do tubo de chama  e fluem de volta entre o tubo de chama do queimador e a parede interna do trocador de calor. Eles são alimentados com a atmosfera através do vaqueiro de escape.

O ventilador de circulação sopra o ar que deve ser aquecido no aparelho. Lá, o ar flui ao longo das aletas do trocador de calor  que garante a ótima transferência de calor devido à sua grande área de transferência. Dentro do trocador de calor há elementos de aquecimento elétricos adicionais de 1800 W. Eles podem ser usados para aquecer água e/ou ar quente alternativamente ou adicionalmente. O ar quente é então distribuído no veículo através de quatro tomadas de ar quente.

A água doce está no recipiente externo de água de aço inoxidável, que comporta até dez litros). É aquecido pela transferência de calor do trocador de calor. Devido à forma excêntrica do recipiente de água, circula a água morna, o que garante uma melhor mistura da água e melhor estratificação térmica. O tubo de conexão de água morna conecta a Truma Combi com as linhas de água quente na cozinha e no banheiro. A água fria é bombeada do tanque de água doce através do tubo de conexão de água fria.

O sensor de temperatura ambiente do veículo mede a temperatura do ar no veículo. A temperatura da água também é medida por sensores de temperatura internos. O aparelho reduz a saída de calor antes do aquecimento desejado e as temperaturas da água são atingidas. Quando a temperatura definida é atingida, o queimador desliga. Quando a temperatura fica abaixo do aquecedor definido e temperaturas da água, a Truma Combi liga-se automaticamente automaticamente para aquecer ar e água (modo de inverno). No modo verão é possível aquecer a água independentemente do aquecedor espacial. A jaqueta térmica HDF  fornece um bom isolamento para o aquecedor Truma Combi.

Existem Combi 4, Combi 6, Combi D6 , Combi 4 E, Combi 6 E e o Combi D 6 E.

Truma-cp-plusComo usar seu Truma CP plus?

O Truma CP plus é um painel de controle digital para aquecedores Truma Combi & Truma VarioHeat. Use o prático botão de pressão rotativo para definir a temperatura da sala e da água em seu trailer ou motor home de forma fácil e conveniente. Da temperatura ambiente e da água à escolha da fonte de energia: as funções básicas são definidas em pouco tempo. Funções de conforto, como modos de ventilador, aquecimento inicial mais rápido, aumento de água, interruptor de tempo, deslocamento (sensor de temperatura) também são selecionadas de forma rápida e fácil.

Impulsione a função para um fornecimento rápido de água morna e aquecimento espacial

Programe água ou temperatura ambiente com o temporizador Truma

Configurações de temperatura individuais para tempos específicos

Truma-Level-CheckComo uso o Truma LevelCheck corretamente?

Conecte o Nível TrumaConfita horizontalmente ao cilindro de gás em um ângulo de 90°. O nível de enchimento é medido por um sinal de ultrassom. Se o gás liquefeito estiver presente dentro da faixa de medição, o sinal é transmitido e refletido na parede oposta do cilindro (eco). O resultado da medição é mostrado por um LED verde. Um sinal acústico agudo também é saída.

Se não houver gás no ponto medido, o sinal não é transmitido e não há eco. Neste caso, uma luz LED vermelha e um sinal acústico mais profundo é saída.

Se o LED no LevelCheck estiver verde, há gás no cilindro. O LED vermelho indica que não há gás no ponto medido.

Sim, o aquecimento durante a condução é possível com aquecedores Truma Combi e VarioHeat.

Com aquecedores Truma S e Trumatic S, operar o aquecedor enquanto dirige só é possível com um capotado, que deve ser instalado livremente no fluxo de ar. Truma recomenda os tops de capuz T-3 ou T-2. Caso contrário, a chama pode soprar para trás e causar danos ao aquecedor.

A parte superior da vaqueira deve se projetar pelo menos 10 cm acima dos acessórios do telhado, como caixas de teto, pista de esqui ou bagageiros para que o aquecedor funcione corretamente.

Para o aquecimento durante a condução, a Diretiva UN ECE R 122 para casas de automóveis e caravanas especifica um dispositivo de desligamento de segurança. O sistema de regulação da pressão de gás Truma MonoControl CS cumpre essa exigência. Em toda a Europa, um aquecedor de GLP testado por tipo pode ser usado durante a condução (de acordo com a Diretiva UN ECE R 122) se o sistema incluir este regulador com uma instalação de gás configurada adequadamente. Os regulamentos nacionais devem ser observados.

Além do top de capuz T-1, você pode usar as partes de ar quente e capuzes sem modificação.

Sim, o S 3004 pode ser instalado na posição do aquecedor antigo se for um S 3002 construído após 05/96. Com modelos mais antigos, o recorte do piso deve ser trocado.

Lembre-se que o porta-painéis de controle é maior devido à nova tampa e que a porta do armário pode ter que ser modificada em alguns casos. O contorno e, portanto, a profundidade da base do piso também foram ligeiramente alteradas – como resultado, você pode ver a impressão da antiga base no chão.

No entanto,para os aquecedores Truma S, recomendamos que você limpe o trocador de calor e as aletas da roda do ventilador com um pincel ou aspirador de pó antes do inverno.

Se o aquecedor tiver um ignitor automático, recomendamos que você substitua as baterias a cada dois anos ou se a frequência de ignição se tornar mais lenta. Use apenas baterias à prova de calor e que não vazem.

Recomendamos que você limpe o aquecedor Truma S antes de começar suas férias.

  • Remova a tampa do aquecedor S.
  • Remova a poeira acumulada no trocador de calor ou na placa base.
  • Remova a poeira na roda do ventilador do Trumavent cuidadosamente com um pincel ou um pincel pequeno.
  • Verifique também se o rlico está danificado ou contaminado com folhas, por exemplo.
  • Insira a bateria no ignitor automático – se você não ouvir faíscas de ignição ou se elas estiverem com mais de um segundo de distância, substitua a bateria. Ao substituir a bateria, o aquecedor deve ser desligado. Use apenas baterias AA resistentes a temperatura (+70 °C). Outras baterias podem causar defeitos.

O painel de controle pronto CP plus iNet digital pode ser adaptado com todos os aquecedores Truma Combi. Truma produz aquecedores Combi desde 2007, eles podem ser reconhecidos pela capa cinza. Desde 2013, eles têm uma capa preta.

Com aquecedores mais antigos, como aquecedores Truma C, o painel de controle pronto CP e iNet digital não pode ser adaptado.

As aprovações para edifícios fixos mudaram para que os aquecedores Truma não possam ser instalados em casas móveis. Nossos aparelhos são aprovados para veículos recreativos.

Aquecedores que já estão instalados são protegidos por uma cláusula do avô.

DOMETIC

Nunca utilize agentes de limpeza agressivos, como limpa-vidros, produtos de limpeza multissuperfícies, produtos abrasivos ou detergentes líquidos. Além disso, nunca utilize agentes de limpeza que contenham álcool.

Use sempre e exclusivamente um agente de limpeza adequado a vidro acrílico.

O seu revendedor de caravanas/autocaravanas pode encomendar os componentes necessários por si.

Toldos são melhor armazenados abertos. Quando você terminar suas férias, areje o toldo totalmente para garantir que ele esteja totalmente seco antes de empacotar. Guarde num lugar seco bem ventilado, um toldo húmido desenvolverá mofo surpreendentemente rapidamente. O mofo também pode se formar quando um toldo é lançado por longos períodos de tempo com má ventilação.

Se o mofo se formou, recomendamos que o toldo seja limpo com limpador de toldo.  Os postes de aço e alumínio devem ser armazenados em um local seco bem ventilado. Se deixados molhados/húmidos, podem corroer resultando em danos permanentes aos postes. Para evitar a corrosão, os postes podem ser armazenados com um revestimento leve de geleia de petróleo para protegê-los. Certifique-se de que isso seja completamente removido antes do uso.

Basta limpar o filtro interior e manter as saídas do tejadilho abertas.

Não é necessário por se tratar de um sistema fechado.

Não, a capacidade de aquecimento do ar condicionado não é suficiente para o efeito.

Recomendamos o uso de uma descarga elétrica, uma com o benefício adicional de uma opção de desligamento "tanque completo". Isso elimina o risco de encher demais o tanque e inundar o casco, o que pode ser extremamente desagradável e difícil de limpar.

Dica: se você não tiver um sensor ou opção de desligamento "full-tank", certifique-se de verificar seu tanque regularmente e esvaziá-lo regularmente.

As baterias de fosfato de ferro de lítio apresentam uma taxa de autodescarregamento baixa e uma tensão de saída estável a 12 V. As baterias LiFePo4 podem fornecer uma densidade energética muito superior comparativamente às baterias de composições diferentes.  São baterias seguras e adequadas para funcionar a uma temperatura ambiente extrema. Graças ao sistema de gestão de bateria (BMS) integrado, têm proteção contra sobrecarga, descarregamento total e condições de temperaturas superiores/inferiores. Permite um ciclo de descarregamento de 2000 com uma profundidade de descarregamento de 80%. A nível de peso, são mais leves do que as restantes, sendo por isso mais adequadas para aplicações portáteis.

Investimos em ar condicionado para aumentar o conforto em casa ou no veículo. A faixa de temperatura que percebemos como confortável não é realmente tão larga, como mostra a ilustração. Temperaturas até 26°C só são obtidas quando a umidade está baixa. Quando o ar estiver úmido, o termômetro não deve exceder 20°C. Nos sentimos mais confortáveis quando a temperatura ambiente está entre 18°C e 22°C e a umidade fica entre 40 e 70%.

Para criar essas condições em um motorhome o ar deve ser resfriado e desumidificado ao mesmo tempo. Isso requer um condicionador de ar RV alimentado compressor. Sistemas A/C baseados no resfriamento de evaporação direta ou indireta são menos eficazes.

Escolher A Sanita Certa

As sanitas são essenciais para o seu conforto na estrada. Contudo, dado que existe uma seleção tão vasta de tecnologias e funcionalidades, escolher a sanita perfeita para o seu veículo de recreio pode ser confuso! 

Gostaria De Equipar O Seu Veículo Com Quantas Unidades Sanitárias?

Se tem um veículo de recreio de grande dimensão e gostaria de ter mais do que uma sanita, então provavelmente deve optar por uma sanita de vácuo ou de trituração, como unidade secundária. Estas sanitas não têm de ser posicionadas diretamente acima do depósito de águas residuais. Ao invés, o efluente é impulsionado através de tubos sanitários até ao depósito, que pode estar situado até 15 m de distância – oferecendo-lhe um leque de opções maior, a nível de locais de montagem.

Vai Viajar Durante Longos Períodos?

Se existe a probabilidade de estar longe durante muito tempo, sem a possibilidade de descarregamento frequente do seu depósito de águas residuais, deve pensar no seu sistema sanitário numa ótica de conforto. Os veículos equipados com uma sanita de cassete ou portátil também devem estar munidos de um depósito de águas residuais sobresselente (ou dois) para aumentar facilmente a capacidade do depósito.

Se Dispuser De Um Espaço Limitado Para A Sanita?

Nos veículos de recreio é muito comum haver um espaço limitado e uma configuração invulgar. Na maioria dos casos, as três características seguintes oferecem a solução:

  1. Uma sanita de cassete com rotação total em 360° da base até ao vaso oferece opções de posição ilimitadas em espaços muito reduzidos.
  2. Sanita de perfil baixo que ocupa pouco espaço e é adequada para espaços exíguos, mesmo em plataformas elevadas, sem comprometer o conforto do utilizador.
  3. Atualmente, as sanitas compactas operadas por pedal já se encontram disponíveis nas versões de trituração e de vácuo, pelo que não é necessário recorrer apenas às sanitas de gravidade para casas de banho pequenas.

Qual É A Sanita Mais Indicada Para Pessoas Idosas Ou Com Deficiência?

Evite as sanitas de perfil baixo a menos que sejam montadas em plataformas elevadas. As sanitas de alto perfil, cuja dimensão é semelhante à das sanitas domésticas, são mais confortáveis, tanto para estar sentado como para se levantar. Também deve evitar uma sanita operada por pedal e optar antes por uma sanita elétrica com uma pega de descarga tradicional ou um interruptor na parede.

THETFORD

Como usar o Porta Potti. 

Quando começa a garantia?

A partir da data da compra, tem que ter a fatura ou um documento como prova de compra e data.

Onde posso comprar um depósito extra para o meu Porta Potti?

O deposito não está disponível separadamente. Não pode comprar depósito  sobressalente  para o seu Porta Potti

Como funciona o indicador de nível Porta Potti?

O indicador tem um flutuador com um imã. Quando sobe, o sensor se aproxima e avisa que o tanque está cheio.

Posso usar Aqua Kem Blue no meu Porta Potti?

Sim. Para obter mais informações sobre a dosagem correta, consulte o rótulo

Quais são as temperaturas máximas e mínimas em que funciona a Porta Potti?

Todos os modelos Porta Potti são capazes de de lidar  com as seguintes temperaturas:

  • +1cº a +60cº (operação)
  • -40cº a +60cº (armazenamento)

Qual é a carga máxima em quilos que o Porta Potti suporta?

O Porta Potti suporta uma carga máxima de 400kg cada vez, máxima em condições normais de uso é de aproximadamente 120kg cerca de 6000 descargas

Os Porta Potti precisam de manutenção especial?

Para prolongar a vida útil do portátil Porta Potti, recomenda-se verificar sua condição regularmente. Use o limpador de tanques no tanque de lixo duas a três vezes por ano e aplique lubrificante nas juntas see secarem. O limpador de tanques remove com segurança acúmulos persistentes de calcário que se formam dentro do tanque de resíduos, enquanto o lubrificante da junta  evita que eles sequem.

O que faço se minha cisterna do banheiro não funcionar?

O fusível do banheiro pode estar defeituoso. Verifique se funciona corretamente ou substitua-o se necessário. Este fusível está localizado ao lado do tanque . Caso não, entre em contacto com um profissional.

Por que meu banheiro não tem um indicador de nível de água cisterna?

Isso é opcional e depende do modelo ou versão .Para obter mais informações, entre em contacto com um profissional

O que faço se meu banheiro perder água continuamente?

Verifique se a válvula elétrica e o interruptor do tanque estão funcionando corretamente. Caso não, entre em contacto com um profissional.

Tenho que viajar com água no tanque de descarga?

Não, deve despejar sempre que possível.

Como devo guardar o tanque de lixo durante o inverno?

Esvazie completamente o tanque, deixe o mecanismo de abertura e fechamento aberto e puverize a junta com lubrificante de junta Thetford.

Como usar o aditivo Grey Water Fresh Concentrated.

Como usar o Aqua Kem Blue  Concentrado.